sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval

Para ampliar clique na foto
Carnaval CEF 213 é só alegria!
O carnaval é uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. E , portanto, estudada e comemorada aqui no CEF 213 de Santa Maria.Durante a semana, alunos e professores buscaram informações e compartilharam com todos nos murais da escola. Nós, do Ligadosnocef213 fomos atrás!O carnaval tem sua origem no entrudo português OPS!!! Entrudo significa “costume de se brincar carnaval”. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje . Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval.
A Marcha de Carnaval, também conhecida como "marchinha", é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 altura em que começou a ser substituída pelo samba enredo em razão de que as escolas de samba não queriam pagar os altos preços cobrados pelos compositores musicais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Entrudo
Pois é pessoal.depois de estudarmos História, Geografia, Português, Arte e Matemática com a história do carnaval, alunos e professores resolveram mostrar um pouco de tudo com o evento Carnaval é só alegria” , quando fomos agraciados com concurso de máscaras (muita geometria, arte e criatividade), concurso de danças e muita animação...Ganhamos uma atividade prazerosa e bastante educativa não acham? Vamos conferir.
Pessoal, não deixe de conferir também na Comunidade orkut. beijinhos!
Para ampliar clique em cima da foto

Um comentário:

cresm.sedf disse...

Olá Galera do Ligados no CEF 213. Muito legal a atividade de vocês aproveitando o carnaval. Estamos sempre "Ligados" no blog de vcs e aproveitamos para divulgar o seu trabalho em nosso blog também. Parabéns!!!

www.blogdresm.blogspot.com