terça-feira, 7 de abril de 2009

Escola aberta - Educação, Cidadania e Inclusão Social

Como não poderia deixar de ser, o Ligadosnocef213 resolveu dar uma passadinha em nossa escola no sábado, para conhecer de pertinho a ESCOLA ABERTA. E você, já conhece esse trabalho?
Tivemos a oportunidade de entrevistar a Supervisora do Programa Escola Aberta da Regional de Santa Maria, Vana Chagas, bem como o Coordenador Comunitário, Devanil Pinheiro da Silva e o Professor Comunitário Carlos Henrique da Silva Santos, responsáveis pela unidade do CEF 213.


( Vana Chagas- Supervisora Regional - Santa Maria )
Adm. - Vana fale um pouco sobre a escola aberta.
Vana- A escola aberta é um programa que objetiva em seus resultados o fortalecimento da relação entre a escola e a comunidade, bem como a ampliação das oportunidades de acesso aos espaços de promoção da cidadania. O principal objetivo da escola aberta é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz e sobretudo para a Conservação do Patrimônio Público.
A escola aberta recebeu a parceria da SEEDF em 2008, quando Martha Scárdua apresentou a estruturação da mesma a partir das parcerias do MEC e Secretarias de Educação.
Adm-Vana, como você foi selecionada para esse novo comprometimento, uma vez que também estas a frente de atividades na DRE?
Vana- A indicação foi feita com base no perfil e claro, o comprometimento.Como você sabe, tenho um trabalho à nível voluntário com a comunidade de Santa Maria já há muito tempo. Sempre apostei em um trabalho diferenciado e ao mesmo tempo que viesse somar escola e comunidade. Fiquei muito feliz em ter sido considerada para essa nova proposta.
Adm.- Qual é a função do Supervisor? E como vai a Escola Aberta no CEF 213 e em Santa Maria?
Vana- Olha, uma das atribuições do Supervisor Regional é comparecer as reuniões de Coordenação Geral, fazer visitas, dar acessoria e prestar relatórios semanais. Assim , posso te dizer que em um mês de funcionamento, a escola aberta, unidade CEF 213 juntamente com as demais escolas de Santa Maria tem sido elogiadas por seu caráter de unidade, promoção de monitoramento e procura comunitária.Uma das características especiais de toda nossa equipe de Santa Maria é o comprometimento e orgulho das pessoas que atuavam e continuam atuando na comunidade.
Adm.- Sabemos que a Escola Aberta tem um perfil voltado para comunidades consideradas de risco.Como explicar a Escola Aberta aqui no CEF 213, uma comunidade carente, porém participante e celebradora da paz?
Vana- Cerca de um ano antes, a Direção do CEF 213 já viabilizava meios e solicitava a integração da Escola Aberta. Inclusive, a solicitação do Professor Carlito era insistente, quando este, membro da comunidade, justificava a necessidade de um trabalho mais voltado ao voluntariado. Uma vez que a própria escola viabilizou meios e apresentou requisitos voltados a integração da sociedade, não havia como não ceder.
E saiba, que a Escola Aberta veio realmente somar ao voluntariado em nossa comunidade.
Adm.- Obrigada Vana Chagas.
Vamaos continuar conhecendo nossa ESCOLA ABERTA?!

2 comentários:

Dayselúcide (administradora) disse...

Que alegria ver nossa escola aberta aos finais de semana para essa proposta voluntariada.Parabéns a todos os colegas colaboradores e oficineiros, que de forma singular vem mostrar que MESTRES somos todos nós: Um povo contribuindo com a cidadania e com sua comunidade.

Unknown disse...

porque la tem telefone mas ninguém atende