quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Retrospectiva 2008

AcelerAção:

Alguns trabalhos foram desenvolvidos ao longo de 2008 e estaremos colocando aqui, como uma retrospectiva:A 7ª5 com aquele jeitinho poético tratou de produzir trabalhos sobre temas como, a Violência no Trânsito, a Paz mundial, Auto-estima, entre outros. O Professor Marcelo, voltando a trabalhar com a classe de aceleração e sempre integrado aos projetos de leitura da nossa escola, colocou toda a turma para ler, debater e produzir textos. Alguns trabalhos mereceram destaque.Vamos conferir!
7ª5 Cristina - "Violência no trânsito
... PAUSE...
Paz no trânsito
... PLAY..."
7ª5 Gabriela Feitosa -
O espelho
Ao se olhar no espelho,
num passe de mágica...
Lá está a sombra.
Você quer conhecer uma pessoa especial?
Olhe para a sombra,
num passe de mágica veja refletido no espelho alguém e diga:
-Muito prazer.
7ª4 Lucas Borges Fonseca
Para podermos viver
Temos que aprender.
E para aprender
Temos que compreender a vida do jeito que ela é...
Sem pensa...Sem resmungar...
Apenas pelo jeito simples, que é amar.
Os alunos de AC turma 2 também trabalharam com literatura e ao final resolveram opinar, como críticos produtivos que devemos ser.´Vamos ver o que disseram sobre "O Príncipe Feliz".
Thais S. de Oliveira- "Eu gostei muito da história. Triste, mas com personagens bem reais como: Pessoas doentes e sem dinheiro para comprar remédios. Pessoas passando fome, frio e crianças vendendo coisas nas ruas... Mas o legal mesmo foi ver que mesmo com toda a tristeza, existiam personagem que faziam de tudo para ajudar.Foram atitudes que retratavam o príncipe feliz e andorinha como seres humanos, que todos devem ser.O livro mostra histórias que acontecem com todos, quando mesmo tristes e sem rumo, as coisas podem mudar para melhor.Adorei."
Ricardo Bruno - "Primeiramente, a história é muito triste, apesar do título fazer parecer o contrário.O príncipe mostra o quanto é importante se preocupar com as pessoas e como é bom ver alguém feliz. A andorinha vem nos dizer que ter bom coração faz de você ótima pessoa.O final da história impolga, pois mostra que mais cedo, ou mais tarde, você sempre receberá sua recompensa e saberá onde é seu devido lugar nesse mundo."
Anônimo- ( o aluno não se identificou) " A Impressão que tive da história foi que nem sempre podemos sonhar com coisas achando-as impossíveis, pois nada na vida é impossível e também nem tão fácil de realizar.O exemplo do prícipe feliz mostra que ser feliz não é só morar em castelo, ter dinheiro e muito mais. Pois no castelo do príncipe a tristeza não entarva, mas fora dele existia a dor, a fome e a solidão. A andorinha foi exemplo de que ser batalhadora era ser nobre, e que ajudar as pessoas mais necessitadas deixaria o mundo melhor ...Mas na minha opinião estamos muito longe de um mundo melhor...Mas vale pensar."
Adriano Gonzaga - Eu entendi que não basta ter riqueza para ser feliz.É preciso ter saúde. Em relação ao namoro da andorinha com o bambu, embora pareça algo louco para os humanos, o namoro entre eles tornou-se possível.A história falava de um escritor famoso, que escreveu sobre uma menina que vendia fósforos e sobre dois meninos debaixo da ponte com frio.Sempre mostrando uma bela mensagem, não podemos esquecer da morte da andorinha.Muito legal o livro."

2 comentários:

Dayselúcide (administradora) disse...

Querido Marcelo,
nossas desculpas por não ter publicado trabalho tão significativo em tempo.Gostaríamos de parabenizar seus alunos pelo brilhante desempenho no projeto "O prazer no mundo das Letras". O exercício da leitura e análise literária é o maior avanço que um aluno pode ter.Quem lê muito, bem escreve e melhor ainda fala.Parabéns Professor Marcelo.
Dayse e equipe pedagógica do CEF-213

Anônimo disse...

Fico sensibilizada ao ver nossos alunos empenhados no processo crítico literário. Mais ainda, quando este mesmo aluno consegue transportar personagens, ações e fatos para os dias atuais. Quando o aluno é capaz de aprender com as mensagens literárias e colocá-las em prática no seu cotidiano, aí está minha certeza de que caminhamos na direção certa,que é a exercício da leitura.
Que venham muitos livros!!
Dayse