







São muitas as imagens que nos cercam e invadem o nosso cotidiano no CEF-213, e este é assunto relevante para todas as áreas do conhecimento. Os murais, faixas, Jornal Escolar, Mural nas paredes , blog e folhetos a que toda a comunidade escolar tem acesso, exercem alguma, ou muita influência na construção do nosso senso estético, nossa auto-estima e nos convidam a promoção da Paz.
Essas imagens carregam uma quantidade de informações bem maior do que aquela percebida por um olhar desatento. E o exercício da análise e leitura das imagens permite uma postura mais crítica diante delas.
É justamente nas aulas de Artes que este exercício de análise e leitura de imagens se dá, é um dos pontos principais do ensino da arte hoje. Utilizando em aula um material muitas vezes reciclável, o referencial estético amplia-se e nossos alunos acostuma-se a olhar e ver além daquilo que está explícito, atribui significados, interpreta, critica e questiona.
O material didático do CEF-213 espalhado em nossos murais, paredes e no próprio Blog, permite essa abordagem; repleto de imagens, ele oferece aos professores possibilidades que enriquecem o processo ensino/aprendizagem, numa proposta de interdisciplinaridade.
E quando a arte invade as outras disciplinas, quando este ou aquele professor aproveita nossas paredes e murais para estabelecer uma nova proposta de aula dinâmica e enriquecedora, toda a escola lucra.
E foi o que aconteceu durante a semana, quando a Professora Magda ensinou o inglês comemorativo dos cartões natalinos com arte. A Professora Simone trabalhou os cartões vitrais e a Professora larissa empregou com seus alunos a técnica da tecelagem em tela, ainda numa proposta redescrevendo Van Gogh. A Professora Débora numa proposta bem natalina ensinou seus alunos ao reaproveitamento de massas "fora do prazo", em processo de reciclagem , como fazer árvores de Natal e velas . Quando a reciclagem vem fazer a arte em sua casa só temos que dar parabéns aos alunos e aos Professores pela proposta feliz em celebrar a insterdisciplinaridade em todos os momentos.
E você acompanhante do nosso blog, não deixe de ver as fotos desse trabalho maravilhoso na lateral de nossa página.
Por: Dayselúcide
Por: Dayselúcide
5 comentários:
Quando eu era pequena e também estudava em Escola Pública , aqui no DF, lembro-me de ter feito também trabalhos de artes fantásticos e sobretudo este da árvore...e já naquela época minha professora Luiza explicava sobre o uso do macarrão ou massas que não podiam mais ser reaproveitadas, mas que viarariam arte.Era a consciência ambiental...Gostei de ver esse trabalho novamente feito pelas mãos dos artistas do CEF-213.
Beijos
Parabéns pelo excelente trabalho realizado no "Mês de Dezembro". Professores e Alunos, com o dom da arte tudo se constroi e cria... Artista capazes em transformar com pequenos objetos uma obra de arte.."VOCÊS" merecem são pessoas talentosas...Abraço, Devanil Pinheiro/César Filho.
O uso desse instrumento de trabalho (Internet)tem possibilitado à todos que desejam participar desse momento especial da nossa escola, onde os talentos e a troca de conhecimento tem sido a tônica do quatidiano. O mérito é de todos que acreditam e tem feito a diferença que marcará o tempo, pois os trabalhos produzidos ficarão registrados e serão divulgados para tantos quantos desejarem conhecer esta camunidade escolar especial do CEF-213. Continuaremos a caminhada porque é bom deixarmos por onde passamos uma luz de paz é um perfume de esperança, pois é assim que seremos avaliados pelo caminho que estamos construindo, pela marca que deixaremos para outras gerações. Parabéns aos professores, servidores, pais, alunos e a todos pelo incentivo e dedicação.
Um grande abraço do Profº. Carlito
Parabéns meus nobres companheiros de trabalho, é e sempre será um prazer desenvolver e participar dos trabalhos aqui desenvolvidos, ele so ocorreu por ter pessoas compromissadas com o fazer a diferença.
Eu gostaria de parabenizar a profª Débora, não só por ensinar os alunos a confeccionarem suas árvores de natal, "não há prazer em possuir algo e não o partilhar" mas porque você DÉBORA, não mede esforços em passar adiante o conhecimento que tem; seja para os alunos ou mesmo para seus colegas. É um prazer ter você na nossa equipe.
Postar um comentário