segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Parceiros em Projetos

A tecnologia é bem vinda.Como meio, nunca como fim. O mundo é um todo independente, mas a consciência cidadã está revertendo isso, uma vez que dependemos uns dos outros, e dia 14/08 os alunos do CEF 213 viram o uso da tecnologia associado a coisas simples dividindo experiências e somando ações com nações irmãs, quando a escola recebeu em meio ao evento, uma comitiva da Área Educacional, Social e de Segurança Pública da África do Sul, que veio aprender conosco e com a Secretaria de Segurança Pública do DF e Polícia Militar a descobrir como se exerce a cidadania e colaca-se em prática projetos das Propostas Pedagógicas das escolas públicas integradas aos da Segurança Pública.
Os Projetos “Educação Ambiental” e “Passe a bola-cidadania Jovem” receberam a integração do Projeto “Picasso não Pichava” e “Pátria Amada” desenvolvidos pela SSP_DF e Policiais da PM-DF.
O evento mostrou na prática a “Educação e Prevenção” objetivando todo um comprometimento para com a educação cidadã e preventiva.
Durante a realização desse evento, o critério do despertar da consciência ambiental foi desenvolvido por uma postura de integração à realidade. Os Policiais apresentaram uma peça teatral, onde todos participaram direta ou indiretamente e o conteúdo desta relatava o perigo das drogas, frisando que em certos casos o poder do “amigo” e que deve ser evitado, ou mesmo rebatido.
A linguagem foi bastante acessível aos alunos, uma vez que era a mesma utilizada pela comunidade, com gírias e trejeitos.
Ainda sensibilizando a comunidade escolar, a palestra sobre jovens que deixaram “gangues pichadoras” para uma vida de produção verdadeiramente artística, somou ao projeto da escola, que trabalha a necessidade da conservação do ambiente.
E para a surpresa de todos e reforçando a proposta política de etnia-racial, nossos alunos mostraram na prática o jeitinho do “conhecer e deixar-se conhecer”, quando no pouco inglês que tinham, e com a com a ajuda do tradutor integraram-se aos convidados e através de perguntas e respostas de ambos, tiveram uma verdadeira aula, e segundo lhes foi dito, também muito ensinaram aos amigos da África do Sul. Nossos alunos puderam ver que a realidade das crianças da África do Sul não é muito diferente da deles.

Nenhum comentário: