quinta-feira, 17 de março de 2011

Cimema, arte, escola!

Há alguns anos, mais precisamente em 1995, comemorou-se o centenário da invenção dos irmãos Lumiére. O cinema foi celebrado mundo afora como sendo uma grande contribuição para as artes e espetáculos, como forma de lazer e engrandecimento da cultura entre os homens. No início, ainda de forma tímida, as telas apresentavam cenas do cotidiano e despertavam imensa curiosidade entre o grande público. Máquinas como o quinetoscópio, inventada por Thomas Édison, em 1894, chamaram a atenção dos espectadores e fizeram com que já na primeira década do século XX, os cinemas se tornassem uma grande atração.
Nós estamos vivendo uma época de grandes avanços e constante renovação tecnológica. Recursos como as transmissões via satélite, a tv a cabo, os jornais diários e as revistas semanais, além da grande estrela, a Internet, trouxeram a informação a toque de caixa para nossas casas e escolas. Mas, como estamos lidando com esses meios num dos mais importantes espaços ocupados pela sociedade, as escolas?
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=381
Pois é pessoal cinema é coisa divertida e séria.Os alunos do CEF 213 estão sempre nos agendamentos culturais de nossa cidade.Dia 15/03 algumas turmas tiveram o prazer de assistir ao filme "Rango" e não deixaram de analisar em seus relatórios os aspectos sociais que estavam evidenciados. Selecionamos o relatório de Francisca da 7ª G.
"No mundo em que vivemos hoje, não é fácil sobreviver por causa das desigualdades sociais.Vivemos muitas vezes sem saneamento básico, sem coleta de lixo...Como ficamos ? Votamos em Presidente, deputados, governadores que promentem, mas não cumprem.Há uma desonestidade muito grande no prometer e não cumprir.É preciso rever tudo isso."
Sinopse :
Rango é um camaleão com crise de identidade que, ao se ver numa cidade do velho-oeste infestada de bandidos, transforma-se sem querer em herói e é forçado a protegê-la. Naturalmente, acaba enfrentando mais dificuldades do que poderia imaginar

Professores e alunos procurem acompanhar os lançamentos de filmes nos cinemas e nas locadoras de vídeos, nos jornais de circulação diária e nas revistas semanais de informação, através da Internet e de comentários de colegas. Prestem atenção em títulos que possam contribuir com as aulas de geografia, literatura, português, história ou qualquer uma das matérias da sua agenda escolar. Dia 24/03 novo agendamento "Vovó Zona" . Não percam.

Nenhum comentário: