O dia hoje, amanhaceu mais claro, o sol brilhante e Santa Maria com o ar primaveril a mostrar que algo iria acontecer. Um tanto poético não é mesmo? Mas a arte se traduz em todos os estilos , quando a inclusão, a cooperação, o compromisso e o entusiasmo de uma comunidade faz a diferença. Dia 12 de dezembro, o Centro Cultural “Restituindo Vidas”, no Residencial Santos Dumont, abriu suas portas para o IX Encontro Regional de Coros , promovido pela DRE de Santa Maria.
Nós do CEF-213 estivemos lá com o Coral Oásis unidos aos outros Corais cantando , encantando e fazendo parte dessa Proposta tradicional em nossa Comunidade.
Para você que acompanha o nosso blog e não conhece bem esse Projeto, aproveitamos o intervalo e estivemos em entrevista com o Diretor da DRE de Santa Maria, o Professor Júlio César Moronari. Para quem ainda não tenha tido a oportunidade de conhecê-lo, pode se espantar com tanta simpatia, desenvoltura e a disposição de uma palavra a cada um que passe por ele. Entusiasmo e alegria são seus codinomes!
Júlio : Como vocês sabem sou formado em Artes-Cênicas e no ano 2000, percebi o quanto comunidade de Santa Maria sofria com a falta da divulgação de uma cultura local, uma vez não existir na Comunidade Teatros, salas de divulgações, cinemas e encontros culturais , ou feiras artezanais. A idéia de criar um projeto que envolvesse não só as escolas, mas também o grupo de Professores e acomunidade local, foi se fortalecendo, e senti que estava pronto a dar os primeiros passos , quando obtive o apoio da comunidade.
A proposta de desenvolver o encontro de Coros a cada ano, tinha como compromisso fortalecer o elo da comunidade e referenciar as escolas de Santa Maria , criando assim um evento de união em sua culminância e não de competição.
Dayse: Na qualidade de membro da Comunidade de Santa Maria em todos esses anos, como o Senhor vê a evolução desse Projeto a partir da sua idéia inicial?
Júlio: Extremamente positiva, pois o projeto em si não se detem apenas nas vozes maravilhosas de nossos alunos e no empenho de seus regentes, mas há muito mais envolvimento, como a questão dos figurinos, da qualidade dos repertórios, dos cuidados em organização e o comprometimento colaborativo de todos. É uma satisfação vivenciar tal evento e percebê-lo como sustentável.
É impossível ouvir considerações sobre a Sistema Educacional Nacional de forma muitas vezes negativa, quando nos deparamos com eventos como este em nossa Comunidade, que vem respaldar o compromisso educacional numa proposta interdisciplinar voltada para a inclusão, destacando a educação (nesse caso) através da música como instrumento poderoso no combate a discriminação, ao preconceito e identificando o verdadeiro exercício da cidadania.
Dayse: Professor Júlio, enquanto Diretor da DRE de Santa Maria, como o senhor destacaria as escolas de nossa comunidade, como participantes das propostas sugeridas pela DRE, além daquelas definidas já nos Projetos Políticos Pedagógicos?
Júlio: Olha, é preciso também não nos esquecermos das propostas da Secretaria do Estado de Educação, não é mesmo? Santa Maria é uma Comunidade que já faz a diferença, porque criou uma identidade Pedagógica cultural e porque nossa prioridade é resistente. Nossas equipes são compromissadas e nossas escolas apresentam uma Proposta Pedagógica que deliniam a cara da escola. O Respeito pelo trabalho colaborativo e cultural em Santa Maria é algo que transcende. Quando nossas propostas ultrapassam os portões de nossas escolas para a mundo é a evidência de que nossas escolas são participantes, nossos alunos são envolvidos e envolventes. Um exemplo disso, aconteceu recentemente , quando fui participar de um evento, cuja abertura foi feita pelo coral Oásis do CEF-213 numa proposta isolada. Assim, quando conseguimos desenvolver, ou nos envolver nas propostas, sejam da DRE, da SEEDF e da Escola, estamos fazendo história, estamos sendo inclusivos e incluídos, não é mesmo?
Dayse: Então Diretor, o senhor diria que em meio as transformações que o sistema Educacional vem apostando, o ano de 2008 , assim como o de 2009 seria o “despertar” das Escolas de Santa Maria ?
Júlio: Sim. É preciso criar um referencial e é justamente isto que as Escolas estão fazendo,quando pequenos destaques compõem a diversidade cultural, incentivam a igualdade , celebram a inclusão e vivem a plena cidadania, significa que estamos no caminho certo e apostamos neste ano como também em 2009.
Júlio: Parabéns a todas as escolas , alunos, Professores e comunidade de Santa Maria, por mais este encontro, onde a inclusão vem sendo celebrada. Um Feliz Natal a Todos!
Atenção Pessoal , ainda não acabou. Vem aí a II Parte, quando veremos as entregas dos Certificados de Participação das escolas no Encontro de Coros. Sua Escola Participou desse evento maravilhos? Então com certeza você poderá ver aqui no "Ligados no CEF-213" uma fotografia do talento, pois como diz uma professora nossa: Cada mergulho é um flash!
Amanhã tem mais.!
Por: Dayselúcide Silva



9 comentários:
Professor Júlio, nós do CEF-213 , agradecemos sua entrevista e contamos com sua apreciação a este Blog, que tem como proposta promover a auto-estima da Comunidade escola,estabelecer a inclusão, estimular a cultura e o prazer pelos estudos e celebrar a paz."Cef -213 uma escola inclusiva em busca da igualdade"
Um forte abraço e receba nossa admiração,
Dayse
A comunidade escolar do CEF 213, congratula-se com a Direção Regional de Ensino, pela realização de mais esse "Encontro de Coros de Santa Maria". Essa é a prova de que fazemos a diferença em prol de uma educação inclusiva com o olhar voltado para o futuro. Parabens a todos os participantes!! Um grande abraço do Profº. Carlito.
"....Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver.... (Titãs)
Quando escuto a música do grupo "Titãs", lembro que o Coral Oásis do CEF 213 vem transpondo barreiras,e mostrando seu valor em suas vozes que fazem soar harmonia..
Desejo um Feliz Natal a todos do CEF 213 e um Feliz Ano Novo!!!
A alegria transpareceu nos olhos dos alunos, poderam transformar o sonho em realidade. O espetáculo foi feito com muito "AMOR", tendo oportunidade de expor sentimento e buscando total expressão através da música. Parabéns, são verdadeiros artistas. Abraço, Devanil/César Filho.
ola pessoal aki e um dos coralista do caral oasis eu fico mtoo feliz de ver nosso trabalho deu frutos e trouxe muita satisfaçao aos nossos coraçoes ..
ola pessoal aki e um dos coralista do caral oasis eu fico mtoo feliz de ver nosso trabalho deu frutos e trouxe muita satisfaçao aos nossos coraçoes ..
Caro coralista, temos muito orgulho de você.Quando postar assine teu nome abaixo da mensagem, ok? Você e teu talento precisam ser reconhecidos. Beijos, Dayse
Querida comunidade do CEF 213,
Hoje pela manhã li todas as matérias do Blog. Percebi que se trata de um poderoso veículo de comunicação oriundo de um escola da nossa Regional. Estou muito feliz e orgulhoso com todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais do CEF 213 de Santa Maria.Ao fazer um balanço de foro íntimo, de minha atuação frente à DRE neste dia...cheguei a conclusão que VALE A PENA CONTINUAR!!!Parabéns Carlito, Deyse, professores,coralistas ,alunos, servidores... toda a competente comunidade escolar que fazem a diferença em Santa Maria, aceitem meu reconhecimento e minha gratidão.
Júlio César Moronari
Diretor Regional de Ensino de Santa Maria.
A comunidade do CEF 213 agradece ao professor Júlio pelo reconhecimento do trabalho realizado. Isso nos fortalece e nos incentiva a conseguirmos o nosso objetivo: a educação de qualidade dos nosos jovens.
Postar um comentário